Um total de 243 cidades que a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) declarou como Patrimônio da Humanidade padecem de uma deterioração em razão das mudanças climáticas.
Ricard advertiu que a Itália, a Espanha e o México, que são os países com maior número de cidades do patrimônio mundial, estão preocupados porque os danos causados pelas mudanças no ambiente a seus monumentos são irreversíveis e não parece haver solução para isso.
Ainda que organizações mundiais e autoridades organizem colóquios para buscar uma solução aos danos que o meio ambiente está causando ao patrimônio, não se vê uma proposta para discutir em 2013, quando os representantes dos 193 países convidados estarão reunidos no México.
Segundo a organização, composta pelas cidades do patrimônio mundial, Puebla foi a única cidade mexicana entre as 10 listadas como Patrimônio da Humanidade que conseguiu aumentar o fluxo de turistas em 2011, com um crescimento de 10%. As demais, entre elas Zacatecas e Morelia, tiveram esse fluxo reduzido.
Fonte: Estado de S. Paulo
Nenhum comentário:
Postar um comentário