Um total de 243 cidades que a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) declarou como Patrimônio da Humanidade padecem de uma deterioração em razão das mudanças climáticas.
Ricard advertiu que a Itália, a Espanha e o México, que são os países com maior número de cidades do patrimônio mundial, estão preocupados porque os danos causados pelas mudanças no ambiente a seus monumentos são irreversíveis e não parece haver solução para isso.
Ainda que organizações mundiais e autoridades organizem colóquios para buscar uma solução aos danos que o meio ambiente está causando ao patrimônio, não se vê uma proposta para discutir em 2013, quando os representantes dos 193 países convidados estarão reunidos no México.
Segundo a organização, composta pelas cidades do patrimônio mundial, Puebla foi a única cidade mexicana entre as 10 listadas como Patrimônio da Humanidade que conseguiu aumentar o fluxo de turistas em 2011, com um crescimento de 10%. As demais, entre elas Zacatecas e Morelia, tiveram esse fluxo reduzido.
Fonte: Estado de S. Paulo
sábado, 28 de janeiro de 2012
sexta-feira, 27 de janeiro de 2012
Atividades que estimulam o cérebro podem afetar processo de desenvolvimento de Alzheimer
A proteína
relacionada com Alzheimer forma placas senis no cérebro dos pacientes com Alzheimer ao concentrar-se e afetar a transmissão entre as células nervosas do cérebro.
Isto indicaria que o tratamento cognitivo "pode ter um importante efeito 'modificador' da doença se forem aplicados os benefícios do tratamento com suficiente adiantamento, antes que apareçam os sintomas", explicou William Jagust, professor do Instituto de Neurociência da Universidade da Califórnia.
Isto indicaria que o tratamento cognitivo "pode ter um importante efeito 'modificador' da doença se forem aplicados os benefícios do tratamento com suficiente adiantamento, antes que apareçam os sintomas", explicou William Jagust, professor do Instituto de Neurociência da Universidade da Califórnia.
O Alzheimer é uma doença neurodegenerativa que afeta principalmente os adultos de idade avançada. Seu principal sintoma é a perda de memória, que tem como consequência a demência.
Os pesquisadores pediram a 65 adultos sãos, cognitivamente normais e maiores de 60 anos, que indicassem a frequência com a qual participaram de atividades mentais como ler livros e jornais e escrever cartas ou e-mails.
Os participantes fizeram testes neuropsicológicos amplos para avaliar sua memória e outras funções cognitivas, além de terem se submetido a scanners cerebrais e a um exame desenvolvido no Laboratório de Berkeley a fim de visualizar as proteínas beta amiloides.
Os pesquisadores compararam os resultados dos indivíduos sãos com os de 10 pacientes diagnosticados com Alzheimer e os de 11 pessoas sãs de 20 anos, descobrindo uma associação significativa entre os níveis mais altos da atividade cognitiva durante toda a vida e níveis baixos da proteína.
Fonte: Estado de S. Paulo
quinta-feira, 26 de janeiro de 2012
Pesquisadores desenvolvem protetor solar que combate rugas e flacidez
Um filtro solar que, além de proteger contra os efeitos nocivos da radiação ultravioleta, melhora a textura e a elasticidade da pele, estimula a renovação celular, hidrata e diminui as rugas foi desenvolvido por uma equipe de pesquisadores da Universidade de São Paulo em Ribeirão Preto.
A fórmula alia dois tipos de substâncias fotoprotetoras aos extratos vegetais de Ginkgo biloba e de algas marinhas vermelhas. Também foram adicionadas as vitaminas A, C e E.
A combinação dos filtros com as algas marinhas vermelhas foi a que mais reduziu a presença das proteínas p53 e caspase-3, ou seja, a que mais evitou danos celulares. A combinação com o Ginkgo biloba foi a que mais protegeu a função barreira da pele.
Já a fórmula que tinha apenas os filtros e as vitaminas aumentou a perda de água na camada superficial. Segundo a pesquisadora, isso provavelmente está ligado ao aumento da renovação celular estimulado pelas vitaminas A e C. “Por isso é importante acrescentar os extratos vegetais para compensar”, frisou.
Quanto maior a perda de água, mais frágil e sensível fica a pele. Isso não apenas facilita a penetração da luz ultravioleta, mas também favorece doenças como a dermatite de contato e o eczema tópico.
Segundo a pesquisadora, a formulação completa foi a que mais hidratou e protegeu a função barreira da pele, melhorando também a aparência e diminuindo as rugas e a aspereza. Mas ela alerta que o produto é para ser usado no dia a dia e não quando a exposição ao sol for intensa, como na praia ou piscina.
“A radiação solar acelera a proliferação celular. É uma forma de o organismo tentar se defender, deixando a pele mais espessa. Mas isso ocorre de forma tão rápida que, para evitar os danos ao DNA, ocorre a apoptose, ou morte celular programada”, explicou.
Para exposição solar intensa, completou, o protetor solar deve ter no máximo substâncias antioxidantes, como o Ginkgo biloba e vitamina.
Fonte: Estado de S. Paulo
quarta-feira, 25 de janeiro de 2012
Uso de sacolas plásticas em supermercados
A partir de hoje (quarta-feira), quase 80% dos
supermercados de São Paulo não fornecerão mais sacolas de plástico.
Invés
disso, os consumidores deverão usar sacolas retornáveis. Nas próprias lojas está a venda sacolas de lona, plástico, tecido ou qualquer outro material. O indicado é
que as pessoas se preparem antes de ir ao supermercado, levando suas próprias
sacolas.
A maior dúvida dos compradores é: “Eu utilizava
as sacolas plásticas dos supermercados para colocar o lixo doméstico, como
farei isso agora?”.
A resposta é simples: os consumidores deverão
comprar sacolas específicas que podem ser encontrados no próprio supermercado,
elas são mais resistentes e, na maioria das vezes, são feitos de plástico reciclável.
Devemos pensar também que, mesmo tendo dificuldades
em se acostumar com isso, essa nova lei tem seu lado bom, que é maravilhoso, na
verdade. “Só na cidade de São Paulo, estima-se que sejam usadas 650 milhões de
sacolas/mês. (...) Esse volume deixará de ser descartado incorretamente na
cidade e reduzirá o volume de lixo que vai para aterros.” Diz reportagem
do Estado de S. Paulo.
segunda-feira, 23 de janeiro de 2012
EDUCAÇÃO - CURSOS
Os
números da Educação no Brasil são assustadores.
Eles contam que em São Paulo, o estado mais rico, 70% dos alunos da 4ª. série não dominam as operações de adição, subtração, multiplicação e divisão.
http://www5.fgv.br/fgvonline/CursosGratuitos.aspx
Sustentabilidade, um valor para a nova geração:
orientações para o professor de ensino fundamental – 5 h
Balanced Scorecard – 5 h
Qualidade em Serviços – 15 h
Ciência e Tecnologia – 15 h
Diversidade na Organização – 15 h
Ética Empresarial – 15 h
Recursos Humanos – 15 h
Argumentação Jurídica – 5 h
Aspectos gerais da arbitragem – 5 h
(NOVO!)
Condutas anticompetitivas – 5 h (NOVO!)
Direitos Autorais e Sociedade – 5 h
(NOVO!)
O Juiz e a Ética – 10 h
Patentes e bases legais – 5 h (NOVO!)
Solução de Controvérsias Privadas – 5 h
(NOVO
Eles contam que em São Paulo, o estado mais rico, 70% dos alunos da 4ª. série não dominam as operações de adição, subtração, multiplicação e divisão.
E 48,4% não sabem ler e escrever plenamente.
O país perde. No PIB menor, com a falta de mão-de-obra qualificada. Socialmente, com uma nação de analfabetos funcionais, alheios ao próprio direito à cidadania. Perde o empregador, que não preenche as vagas, que até existem, mas exigem leitura de manuais e matemática básica, português entre outras matérias.
Diante destas informações não perca tempo e faça cursos online, em uma instituição de primeira linha.
O país perde. No PIB menor, com a falta de mão-de-obra qualificada. Socialmente, com uma nação de analfabetos funcionais, alheios ao próprio direito à cidadania. Perde o empregador, que não preenche as vagas, que até existem, mas exigem leitura de manuais e matemática básica, português entre outras matérias.
Diante destas informações não perca tempo e faça cursos online, em uma instituição de primeira linha.
EU JÁ FIZ E
VOCÊ !!!!!!!!!
http://www5.fgv.br/fgvonline/CursosGratuitos.aspx
Cursos gratuitos
A Fundação Getulio Vargas é a
primeira instituição brasileira a ser membro do OCWC (Open Course Ware
Consortium), o consórcio de instituições de ensino de diversos países que
oferecem conteúdos e materiais didáticos de graça pela internet.
Cursos na área de Finanças Pessoais
Cursos na área de Sustentabilidade
Cursos de Inovação, Venture Capital e
Empreendedorismo
Cursos em diversas áreas de conhecimento
Cursos na área de Direito
domingo, 22 de janeiro de 2012
sábado, 21 de janeiro de 2012
Dica de verão: praias em São Paulo
As férias já estão acabando, mas ainda há tempo de curtir o sol.
Acredite, ou não, ainda há praias desertas próximas a São Paulo. A uma hora de SP é possível encontrar praias desertas, veja abaixo as quatro praias escolhidas:
1- Calhetas, São Sebastião: Fica na praia de Calhetas, com uma entrada logo após o km144, automóveis desconhecidos não entram, apenas se você for o dono de alguma casa de um condomínio. Mas você pode deixar o carro perto de uma praia grande perto, como Maresias, e tomar um taxi ou um ônibus coletivo. O mar é azul e a praia é calma, de brinde há uma cacheira de 40 metros, vale a pena dar uma caminhada da porta do condomínio até a praia, que chega a 10 minutos, mesmo em passos lentos.
4- Pacuíba,
Ilhabela: Há 15 km do centro de Ilhabela, ao norte, existe uma praia de 50
metros de extensão. Para chegar, é necessário pegar uma estrada logo após Ponta
das Canas, automóveis atravessam com facilidade. No caminho, ficam muitas
cachoeiras. A entrada de Pacuíba é indicada por uma placa, a partir dela é
preciso tomar cuidado para não escorregar nas pedras de uma pequena trilha. Há
muitos insetos, então é quase indispensável levar um repelente. A agua é quase
transparente, propícia ao mergulho.
Fonte: Jornal Folha de São Paulo, 15/01/2011.
http://fotola.com/www-fotola/2005/Nov/jtravassos436e768f86e0c-web.jpg
http://static.panoramio.com/photos/original/5120320.jpg
http://www.ilhabelamais.com.br/site/cache/com_zoo/images/praia-pacuiba-ilhabela_4899d7d78acd1b3821d6aab088c98fbe.jpg
Acredite, ou não, ainda há praias desertas próximas a São Paulo. A uma hora de SP é possível encontrar praias desertas, veja abaixo as quatro praias escolhidas:
2-Praia
do amor, São Sebastião: ela é conhecida assim por alguns pescadores, pois
não tem nome oficial. Ela só é acessível por meio de barcos. Fica após
Camburizinho, no rio de Boiçucanga há pescadores que levam as pessoas até a
ilha, por cerca de R$ 20 por pessoa (ida e volta). A praia é uma faixa de
areia, com muitas rochas, agua tem um tom esverdeado e garante o sossego de uma praia
particular.
3- Praia do Sangava, Guarujá: logo depois
da tumultuada Praia de Santos, há uma
praia vazia. Para chegar até lá é necessário pegar um barco, com um custo de
R$20 por pessoa (ida e volta). É ideal para aventureiros que andam de caiaque
ou gosta de praticar pesca submarina ou mergulho. Durante o passeio de barco, o
viajantes podem aproveitar e ver de perto garças, gaivotas e as vezes até
tartarugas e cavalos marinhos são encontrados.
Fonte: Jornal Folha de São Paulo, 15/01/2011.
http://fotola.com/www-fotola/2005/Nov/jtravassos436e768f86e0c-web.jpg
http://static.panoramio.com/photos/original/5120320.jpg
http://www.ilhabelamais.com.br/site/cache/com_zoo/images/praia-pacuiba-ilhabela_4899d7d78acd1b3821d6aab088c98fbe.jpg
sexta-feira, 20 de janeiro de 2012
Ranking de livros mais vendidos em 2011
Confira a liste de 1 a 20 no link abaixo:
http://www.publishnews.com.br/telas/mais-vendidos/ranking-anual.aspx
http://www.publishnews.com.br/telas/mais-vendidos/ranking-anual.aspx
- 1Autoajuda518054
- 2Não-ficção109658
- 3Ficção105440
- 4Ficção92056
- 5Ficção88391
- 6Ficção88187
- 7Não-ficção81823
- 8Ficção75235
- 9Não-ficção72872
- 10Ficção71325
Assinar:
Postagens (Atom)