segunda-feira, 22 de abril de 2013

II Simpósio do Ensino Médio e Técnico



II Simpósio do Ensino Médio e Técnico

O II Simpósio do Ensino Médio e Técnico viabilizará um espaço coletivo de discussão sobre as propostas pedagógicas e curriculares das escolas do Centro Paula Souza e de Instituições convidadas, reunindo trabalhos do Ensino Médio, Técnico e Integrado. Neste evento, as propostas e metodologias desenvolvidas apresentarão o tema Processos de Avaliação, o qual proporcionará aos participantes refletirem sobre práticas avaliativas em todos os campos de trabalho da educação.

Veja o Regulamento Geral
Regulamento Geral1. DEFINIÇÕES, OBJETIVOS E ATIVIDADES1.1 DefiniçõesO II Simpósio do Ensino Médio e Técnico viabilizará um espaço coletivo de discussão sobre as propostas pedagógicas e curriculares das escolas do Centro Paula Souza e de Instituições convidadas, reunindo trabalhos do Ensino Médio, Técnico e Integrado. Neste evento, as propostas e metodologias desenvolvidas apresentarão o tema Processos de Avaliação, o qual proporcionará aos participantes refletirem sobre práticas avaliativas em todos os campos de trabalho da educação. 1.2
Objetivos
Proporcionar a reflexão, a discussão e o compartilhamento sobre Processos de Avaliação.1.3 AtividadesAs atividades previstas, frente ao tema proposto, para o II Simpósio do Ensino Médio e Técnico, serão:1.3.1 Palestras e mesa redonda;1.3.2 Apresentação dos trabalhos selecionados.2. CRONOGRAMAEtapas Período - 2013Divulgação do Evento 15 a 31 de MarçoInscrições para apresentação de trabalho no II Simpósio Ensino Médio e Técnico, no site: http://www.cpscetec.com.br/simposio01 a 17 de MaioDivulgação dos Selecionados 10 de JunhoCapacitação para os Selecionados 20 de Junho a 30 de AgostoPrazo final para a entrega do artigo completo 30 de AgostoEnvio, à Comissão Científica, do arquivo de apresentação 09 a 13 SetembroInscrições para participação no II Simpósio do Ensino Médio e Técnico01 a 20 de SetembroII Simpósio Ensino Médio e Técnico 06 a 08 de Novembro3. PARTICIPAÇÃOPoderão participar Professores, Coordenadores, Diretores, Supervisores e Funcionários do Centro Paula Souza, além de profissionais de Instituições convidadas.4. LINHAS DE TRABALHOO II Simpósio do Ensino Médio e Técnico traz o tema - Processos de Avaliação. Dessa forma, os trabalhos deverão ser inscritos em uma das quatro linhas:4.1. Avaliação de Competências Esta linha reúne trabalhos sobre processos de avaliação eficientes e realmente capazes de identificar as dificuldades de aprendizagem dos alunos, o impacto do conhecimento tácito e do conhecimento escolar na formação do indivíduo e a capacidade do uso destes conhecimentos nas situações concretas da vida profissional.4.2. Avaliação InstitucionalA Avaliação Institucional é um instrumento que compreende um processo de acompanhamento contínuo das atividades de implantação de mudanças necessárias à retomada da missão proposta pela Instituição. Os trabalhos desta linha discutirão sobre o propósito de toda a avaliação, que é o de assegurar a continuidade das atividades da Instituição, verificando o que não está correto, os acertos e os resultados positivos e, a partir dessas informações, tomar posições que proporcionem mudanças, estabeleçam alternativas, elaborem melhorias e ampliações.4.3. Avaliação em ProjetosA metodologia da Aprendizagem Baseada em Projetos favorece a aprendizagem de conteúdos e visa desenvolver competências, habilidades e atitudes. Esta linha se propõe a divulgar e compartilhar diferentes processos de avaliação utilizados que corroborem o êxito do projeto desenvolvido ao atingirem seus objetivos.4.4. Avaliação na Modalidade EADEsta linha de trabalho constitui-se de reflexões e práticas sobre o Processo de Avaliação na Modalidade EaD.5. INSCRIÇÕES5.1 Autor5.1.1 Os trabalhos poderão ter um ou dois autores.5.1.2 O(s) autor(es) só poderá(ão) inscrever um resumo.5.1.3 A inscrição do resumo deve ocorrer entre os dias 01 e 17 de Maio, pelo endereço eletrônico http://www.cpscetec.com.br/simposio/. 5.1.4 As seguintes informações serão solicitadas:- Nome completo do(s) autor(es) e seu(s) email(s);- Nome da Etec/Instituição e endereço completo;- Título do trabalho, área do conhecimento e linha de trabalho.5.1.5 A confirmação do envio será encaminhada por email e considerada como registro da inscrição.5.1.6 Não há limite para o número de resumos inscritos por Unidade de Ensino, respeitando-se o item 5.1.1.5.2 Ouvinte5.2.1 Conforme cronograma, as inscrições estarão abertas entre os dias 01 e 20 de Setembro, e será realizada no site www.cpscetec.com.br/ceteccap5.2.2 É garantida a gratuidade da inscrição.6. SUBMISSÃO E APROVAÇÃO DO RESUMO 6.1 O resumo deve conter a justificativa do trabalho, objetivos, metodologia, resultados ou produto final e as considerações finais.6.2 É pelo resumo que a Comissão Científica avaliará a pertinência do trabalho desenvolvido dentro de linha de trabalho escolhido pelo(s) autor(es).6.3 O resumo deve ser redigido em terceira pessoa, com parágrafo único, justificado, fonte arial, tamanho 10, preta, espaço entre linhas 1,5, com número de palavras entre 400 e 700.6.4 Obrigatoriamente, devem constar no resumo, em parágrafo separado, de três a cinco palavras-chave.6.5 O editor de texto deve ser o Word da Microsoft, no formato .doc ou .docx.6.6 O resumo deve ter:- O título em conformidade com o conteúdo do trabalho e a respectiva linha de trabalho escolhida;- Pertinência do objetivo frente à linha de trabalho escolhida;- Coerência na descrição da metodologia;- Apresentação de resultados ou produto final;- Clareza na redação.6.7 A Comissão Científica entrará em contato com o(s) autor(es) que tiver(em) seu resumo aprovado.6.8 Não serão aceitos resumos encaminhados fora das normas relacionadas neste regulamento.7. CAPACITAÇÃO E NORMAS PARA A ESCRITA DO ARTIGO7.1 O(s) autor(es) que tiver(em) seu resumo selecionado, participará(ão) automática e obrigatoriamente da Capacitação – “como escrever um artigo científico”.7.2 Haverá um encontro inicial, com orientação sobre os processos de toda a capacitação e escrita do artigo, no dia 20 de Junho, em local a definir, na cidade de São Paulo.7.3 A capacitação terá continuidade em ambiente virtual de aprendizagem, e fornecerá os subsídios para que o(s) autor(es) escreva(m) seu artigo.7.4 Os tutores responsáveis pelas orientações e sugestões de correção, ao longo da capacitação, serão os Membros da Comissão Científica. 7.5 Ao final, o artigo estará pronto para ser enviado para a publicação nos Anais do II Simpósio do Ensino Médio e Técnico.7.6 A capacitação será considerada concluída, com a apresentação do trabalho no II Simpósio do Ensino Médio e Técnico.7.7 Serão certificados em 40 horas, os profissionais que participarem de todas as atividades descritas acima.8. APRESENTAÇÃO DO TRABALHO8.1 Será em forma de comunicação oral, com 15 minutos para apresentação e mais 5 minutos para os questionamentos.8.2 O(s) autor(es) deve(m) encaminhar a apresentação, em formato de slides obedecendo o padrão disponibilizado, no período de 09 a 13 de Setembro.8.3 Os slides enviados à Comissão Científica, estarão disponíveis no momento da apresentação, pois não será permitido o uso de computadores pessoais.8.4 Caso os slides não forem encaminhados até a data prevista, o trabalho será apresentado no final da sessão da sala.8.5 Slides com vídeo em seu conteúdo não serão apresentados.8.6 A Comissão Organizadora disponibilizará todo o equipamento de áudio e vídeo necessários para a apresentação.8.7 Não haverá disponibilização de serviço de WI-FI. 8.8 Só farão a apresentação os profissionais que finalizarem a capacitação e entregarem a versão final do artigo à Comissão do II Simpósio do Ensino Médio e Técnico.8.9 Se necessário, alguns artigos serão apresentados em formato de Pôster. Caso esta modificação aconteça, a Comissão Científica informará o(s) autor(es) previamente, e as normas para a confecção do pôster serão divulgadas. Esta decisão caberá única e exclusivamente à Comissão Científica.9. DISPOSIÇÕES GERAIS9.1 Trabalhos selecionados que não forem apresentados por seus autores no dia e horário definido na programação do II Simpósio do Ensino Médio e Técnico, serão retirados dos Anais e, no lugar destes, será publicada uma nota explicativa a respeito, com a respectiva identificação dos responsáveis, ficando seus autores impossibilitados de submeter trabalhos no próximo Simpósio.9.2 Os casos omissos e não previstos neste Regulamento serão submetidos à análise da Comissão Científica e Organizadora do II Simpósio do Ensino Médio e Técnico, sendo suas decisões soberanas.COMISSÃO CIENTÍFICA E COMISSÃO ORGANIZADORAII SIMPÓSIO ENSINO MÉDIO E TÉCNICO – 2013
Maiores informações acess.; http://www.cpscetec.com.br/simposio/lib/RegulamentoSimposio2013.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário